Multimídia » Vídeos » LiberTango

LiberTango

O LiberTango é um conjunto formado por Estela Caldi (piano) e seus filhos, Alexandre Caldi (flauta e piccolo, saxofone soprano, tenor, contralto e barítono) e Marcelo Caldi (piano e acordeão), que se dedica a apresentar a obra de Astor Piazzolla –  compositor argentino que revolucionou a forma do tango – além de tangos tradicionais e peças em que esse ritmo foi incorporado por músicos brasileiros como Ernesto Nazareth. Nas palavras dos três participantes do grupo, eles se dedicam a realizar “um profundo diálogo musical entre os dois maiores países da América do Sul”.

Festival Internacional Tango Brasil
De novembro a dezembro de 2013 realizou-se, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, o Festival Internacional Tango Brasil, que apresentou um panorama atual do ritmo argentino, desde o tradicional ao contemporâneo. O LiberTango teve participação marcante no Festival, realizando três concertos, num dos quais lançou seu CD Tangos Hermanos. Noutro, contou com a participação da cantora Soraya Ravenle.

Otoño Porteño – Astor Piazzolla
Cuatro Estaciones Porteñas foram escritas por Astor Piazzolla entre 1965 e 1970 – são quatro tangos que têm como tema as quatro estações do ano. Piazzolla apresenta, musicalmente, como são a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno no sul e, principalmente, na sua cidade, Buenos Aires. Este vídeo mostra um dos momentos do Festival Internacional Tango Brasil, com o LíberTango executando Otoño Porteño de Astor Piazzolla.

Bandoneón – Astor Piazzolla
No Festival Internacional Tango Brasil, o LiberTango executou a composição Bandoneón de Astor Piazzolla, com destaque para o solo de Marcelo Caldi no acordeão.

Nove de julho  –  Ernesto Nazareth
Nove de julho
é um tango brasileiro composto por Ernesto Nazareth (1863-1934), pianista e compositor nascido no Rio de Janeiro, em homenagem à independência da Argentina. Neste vídeo, o LiberTango executa o tango de Ernesto Nazareth no Festival Internacional Tango Brasil.

Estrela – Alexandre Caldi
Estrela
é uma composição que Alexandre Caldi escreveu em homenagem à sua mãe Estela Caldi. Neste vídeo, a interpretação de Estrela pelo conjunto LiberTango no Festival Internacional Tango Brasil.

 

 

Copyright 2012 © Todos os direitos reservados à Íbis Literatura & Arte