de revoada

11.02.2014

Hokusai 1760 – 1849   Pintor de estilo ukiyo-e e gravurista japonês.

Hokusai 1760 – 1849
Pintor de estilo ukiyo-e e gravurista japonês.

Um bando de íbis?

Lillian Meyer

11.02.2014 – sabedoria das crianças

O processo criativo nas crianças está em sua forma essencial: sem o gesso dos freios inibitórios, das influências calculadas, dos bloqueios dos pensamentos viciados. O João, de 5 anos, e o Pedro, de 3, ensinam essa lição diariamente, com gentileza e de forma absolutamente involuntária. A palavra dos pequenos está em seu formato e peso exatos. A observação que fazem do mundo que se apresenta é sutil, grata às novidades e surpresas. Tudo é muito espontâneo e organicamente visceral. As censuras e os moldes da palavra falada vão podando essa naturalidade de expressão à  medida que o diálogo vai se tornando um importante balizador do bem estar social. Lamentavelmente, essa adaptação – fundamental – da fala se reflete na escrita que possa vir a se desenvolver. A essência fica mascarada. Estilo, técnica e refinamentos são as ferramentas que nós, adultos, temos para resgatar esse estado de pureza essencial do significado. E, ainda assim, quase sempre ficamos longe, longe, longe do nosso objetivo. A sensibilidade, sem dúvida, é infantil.

Related image

Juliana Eichenberg

10.02.2014 – Pensamento Chinês

yinyangZhang Zai (1020-1078 DC):  “Aquilo que se dispersa, se diferencia e pode assumir figura visível é energia vital (Qi ); aquilo que é puro, penetra em toda parte e não pode assumir forma visível é potência espiritual (Shen).
O Vazio supremo não tem formas: é a constituição original do Qi. A condensação e dissolução do Qi são formas temporárias devidas às mudanças e transformações. O Vazio supremo não pode ser senão Qi, o Qi não pode senão condensar-se para formar as dez mil coisas, as dez mil coisas não podem senão dissolver-se para retornar ao Vazio supremo.

A condensação e a dissolução do Qi são para o Vazio supremo aquilo que o gelo e o derretimento são para a água. Compreender que o Vazio supremo é o Qi é compreender que não existe o não-há. O há e o não-há são aspectos do Qi concentrado e dispersos. O Qi é a realidade última que permeia o manifesto e o imanifesto.”

Estevam Ribeiro

08.02.2014 – como as crianças entendem as palavras

As crianças de nossos dias recebem uma carga de informações muito superior à de décadas atrás, o que nos leva muitas vezes a reagir espantados diante de seu desenvolvimento acelerado. Mas, como em toda e qualquer época, permanece extraordinário o seu potencial para aprender e compreender as coisas, e elas continuam a elaborar modos surpreendentes de entender o mundo. Os filhos pequenos da minha afilhada queriam saber o que eu fazia, o que era ser tradutora. Ela lhes explicou com carinho o meu ofício e acabou escutando de um deles: “Ah, já entendi. Ela ensina os personagens a falar português.” Ai, João, nem imaginas como é difícil dar essas aulas para os personagens. Eles vivem fazendo uma bagunça danada, numa algazarra incrível, uns embirram e nem querem abrir a boca, outros fazem de conta que entendem, mas começam a dar risinhos e a falar tudo errado, e ainda outros berram a mais não poder para ninguém compreender o que estão dizendo. Porém, no meio dessa verdadeira batalha, acontece às vezes que um deles, com a cara mais deslavada, começa a falar frases perfeitas, coloridas, sem erros, e a expressão de seu rosto diz muito claramente: lógico que sei falar a língua, essa professora pensa que não sabemos, mas é que ela custa a entender as coisas.

Image result for child in her own world

Rosaura Eichenberg

Copyright 2012 © Todos os direitos reservados à Íbis Literatura & Arte